quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Casos de dengue aumentam para 703 e epidemia não está descartada

Por dia mais de 200 pessoas procuram atendimento no CRD em Campos

















Os dados da dengue em Campos preocupam as autoridades da Saúde. Só este ano já foram confirmados 703 casos da doença. O boletim com os números de casos foi divulgado nesta quinta-feira (07/02) pelo Centro de Referência da Dengue (CRD).
De acordo com o diretor do CRD, Luiz José de Souza, em uma semana, foram quase 200 novos casos da doença. “Nós já tínhamos previsão de que o número de casos seria grande. Em junho foi encontrado sorotipo 4 em mais de 20 bairros, e existia a possibilidade de epidemia. Nós falamos da importância do trabalho de prevenção. Estamos atendendo diariamente mais de 200 pessoas, do total cerca de 30 e 40 casos são confirmador por dia”, disse.
Luiz José relembra que em 2008 só no mês de janeiro foram 713 casos confirmados. No final do ano mais de 15 mil pessoas foram notificadas com os sintomas da doença.
“Com base na circulação de um novo vírus e que a população é vulnerável, não descartamos uma nova epidemia. Aqui em Campos os meses de pico de casos de dengue são março, abril e maio. Este ano o atendimento ambulatorial é grande, mas internações são baixas, já que o vírus é menos grave”, comentou.
A orientação para as pessoas que apresentarem os sintomas básicos é que elas procurem atendimento em postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de casa.
CUIDADOS EM CASA
A preocupação das autoridades da saúde é com o período de Carnaval, já que muitos foliões devem passar quase uma semana fora de casa, tempo ideal para que as larvas do mosquito se desenvolvam.

Antes de viajar a população deve ficar atenta e fazer a limpeza dos quintais retirando todos os objetos que acumulam água e possam servir de criadouros do Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário