Um grupo de empresários de Cachoeiro de Itapemirim,
liderado pelo prefeito da cidade, Carlos Casteglione, ficou satisfeito
com a informação confirmada pelo vice-governador Givaldo Vieira de que o
Porto Central, a ser construído em Presidente Kennedy, Litoral Sul,
começará a operar em 2015.
"Saímos da reunião muito animados",
comemorou o prefeito, que acompanhou o grupo no encontro com Givaldo,
realizado na manhã desta quarta-feira (23) em Vitória. A reunião foi
agendada para apresentar ao vice-governador as preocupações dos
empresários locais, principalmente os que exportam rochas ornamentais,
com os gargalos da logística.
"A construção do terminal portuário em
Presidente Kennedy é nosso sonho de consumo de logística, porque vai
reduzir os custos", destaca o prefeito. Embarcar as cargas de rochas
ornamentais que são exportadas por um terminal no Sul do Estado
representará aumento de competitividade para o setor, destaca
Casteglione.
O secretário estadual de Desenvolvimento, Nery de Rossi,
que também participou do encontro, disse que o projeto do Porto Central
é de um grande terminal e prevê a implantação do empreendimento em
módulos.
E a primeira fase do porto estará implantada até o fim de
2014, permitindo o início da operação já no começo de 2015, atendendo à
demanda dos exportadores de rochas ornamentais.SuperportoO
grupo de Cachoeiro disse ao vice-governador que apoia a construção do
porto de águas profundas em Vila Velha. Essa localização, lembrou
Casteglione, favorece os empresários do município. "Para nós é melhor
que o porto fique em Vila Velha. Facilita mais do que em Vitória",
argumentou ele.
Na reunião foi apresentada ainda a preocupação com a
demora na duplicação da BR 101 e com a construção do ramal ferroviário
que ligará o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. Na próxima segunda-feira o
vice-governador estará em Brasília para discutir com o presidente da
Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo, o traçado
da ferrovia.
O Porto Central será construído entre as praias de
Marobá e das Neves, em parceria com o Porto de Roterdã. O projeto de
porto-indústria, um dos maiores previstos para o Estado, é desenvolvido
pela empresa Terminal Portuário de Kennedy (TPK). Segundo Nery, o grupo
está finalizando a compra dos terrenos. A retroárea do porto será de 10
milhões de metros quadrados.(Fonte:Blog kennedense)
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