quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Atenção Jovens da 2ª e 3ª série do ensino médio..Curso Técnico totalmente gratuito

Você aluno da  2ªou 3ª série do ensino médio , matriculado em escola pública Estadual não perca esta oportunidade de construir o seu futuro, faça a sua inscrição em um curso Técnico do IFF
Não perca essa oportunidade galera.Vá em busca de um curso profissionalizante, e o melhor que é um curso totalamente GRATUITO 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MODELOS DE LEMBRANCINHAS PARA PÁSCOA

CRIE SUA LEMBRANCINHA DE PÁSCOA PARA ALEGRAR O CORAÇÃO DA GAROTADA
      

OLHA QUE MODELINHO MAIS LINDO E SIMPLES..COM POUCO MATERIAL VOCÊ ELABORA UMA LINDA LEMBRANCINHA.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Construção da Ponte SJB a SFI enfim será realizada

Licitação da Ponte SJB-SFI foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado

 

 


PROCESSO Nº E-17/205.762/2012

REF: CONCORRÊNCIA ALC Nº 01/2013
TIPO:  Menor  Preço
OBJETO: “Obras de construção de Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, com um comprimento de 1.344,30 metros e 16,20 metros de largura, situada no Município de São João da Barra”.
ORÇAMENTO OFICIAL: R$ 124.113.316,08
PRAZO: 360 dias corridos
DATA DA LICITAÇÃO: 25/03/2013 às 14:30 hora
 

fonte: Paulo Noel

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PM recupera veículo furtado em Presidente Kennedy-ES

Policiais Militares do Serviço Reservado e do setor Hotel do 8° BPM recuperaram no final desta manhã (07/02) um Voyage, de cor verde, placa LAX 1648, que havia sido furtado no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito do Santo. O veículo foi recuperado após denúncias na Rua Operário Barros, nº 151, no Parque Prazeres, em Campos dos Goytacazes. A ocorrência está sendo registrada na 146ª DP. 

Fonte: Blog do Paulo Noel

 

Jamiraca e Unidos da Ponte vem com tudo nesta segunda de carnaval em Barra do Itabapoana

Jamil Junior com o Bloco Jamiraca e o Bloco Unidos da Ponte desfilam no mesmo dia alegrando a turma de Barra do Itabapoana. O Bloco Jamiraca sairá dia 11/02 a partir das 15 horas e o Bloco Unidos da Ponte sairá as 20 horas.Os Blocos Unidos da Ponte vem com tudo esse ano para arrasar nas ruas e entusiamar os turistas.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Necessita-se urgente de um carro fumacê em BARRA DO ITABAPOANA

 
 

A população de  Barra de Itabapoana reclama e quer fazer um pedido muito especial aos governantes do municipio. Uma epidemia de mosquitos  tem tirado o sono de muitos,trazendo preocupação quanto ao mosquito Aedes aegypti.
 A população implora para que os governantes providenciam com urgência um carro Fumacê para amenizar essa epidemia que tem tirado o sono da população.
Enquanto resolve-se isso a população se previne da seguinte forma parta evitar que a dengue chegue a sua casa:
 
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
prevenção da dengue
Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

CARNAVAL EM SANTA CLARA BOMBANDO

E esta tudo pronto para o maior e melhor bloco da Praia De Santa Clara olha a programaçao.

Casos de dengue aumentam para 703 e epidemia não está descartada

Por dia mais de 200 pessoas procuram atendimento no CRD em Campos

















Os dados da dengue em Campos preocupam as autoridades da Saúde. Só este ano já foram confirmados 703 casos da doença. O boletim com os números de casos foi divulgado nesta quinta-feira (07/02) pelo Centro de Referência da Dengue (CRD).
De acordo com o diretor do CRD, Luiz José de Souza, em uma semana, foram quase 200 novos casos da doença. “Nós já tínhamos previsão de que o número de casos seria grande. Em junho foi encontrado sorotipo 4 em mais de 20 bairros, e existia a possibilidade de epidemia. Nós falamos da importância do trabalho de prevenção. Estamos atendendo diariamente mais de 200 pessoas, do total cerca de 30 e 40 casos são confirmador por dia”, disse.
Luiz José relembra que em 2008 só no mês de janeiro foram 713 casos confirmados. No final do ano mais de 15 mil pessoas foram notificadas com os sintomas da doença.
“Com base na circulação de um novo vírus e que a população é vulnerável, não descartamos uma nova epidemia. Aqui em Campos os meses de pico de casos de dengue são março, abril e maio. Este ano o atendimento ambulatorial é grande, mas internações são baixas, já que o vírus é menos grave”, comentou.
A orientação para as pessoas que apresentarem os sintomas básicos é que elas procurem atendimento em postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de casa.
CUIDADOS EM CASA
A preocupação das autoridades da saúde é com o período de Carnaval, já que muitos foliões devem passar quase uma semana fora de casa, tempo ideal para que as larvas do mosquito se desenvolvam.

Antes de viajar a população deve ficar atenta e fazer a limpeza dos quintais retirando todos os objetos que acumulam água e possam servir de criadouros do Aedes aegypti.

Nova lei seca: bombom com licor, um ano sem habilitação; enxaguante bucal, três anos de cadeia

Fonte: Luiz Flávio Gomes
 

Por força da Resolução 432/13 do Contran, que regulamentou a Lei 12.760/12 (nova lei seca), um bombom com licor poderia significar para o motorista R$ 1.915,40 de multa, um ano sem carteira, apreensão do veículo, sete pontos no prontuário etc. Um enxaguante bucal poderia significar até três anos de prisão. Como assim?

O Brasil, com a política da “tolerância zero” de álcool no sangue, se tornou uma dos doze países do mundo mais rigorosos em matéria de embriaguez ao volante. Dentre os 82 países pesquisados pela International Center for Alcohol Policies (EUA) (Folha de S. Paulo de 25.06.08, p. C3), onze deles adotavam o tolerância zero de forma absoluta: Armênia, Azerbaijão, Colômbia, Croácia, República Tcheca, Etiópia, Hungria, Nepal, Panamá, Romênia e Eslováquia. A esse rol agora temos que inserir o Brasil. Décimo segundo país a se incorporar no restrito grupo da tolerância zero.

Ficar sem habilitação durante um ano em virtude de um bombom com licor, no entanto, nos parece uma regra excessiva. Há duas formas de a lei penal não produzir eficácia preventiva: quando ela não é aplicada, garantindo dessa forma a impunidade do infrator (caso Edmundo, por exemplo), ou quando ela é exageradamente desproporcional, desequilibrada e desarrazoada.

A criminologia midiática, por força do populismo penal, normalmente apoia tudo quanto é tipo de endurecimento das normas, porque ela acredita, tanto quanto nossos ancestrais das cavernas, que pintando o animal na parede já se tem a posse dele (que basta a edição de nova lei e tudo vai ser resolvido). Ela acha que quanto mais dureza, menos crimes. Crença infundada. De 1990 a 2012 o legislador brasileiro aprovou 86 leis penais e nenhum crime diminuiu (muito menos as mortes no trânsito).

A reportagem da Folha de S. Paulo (31.01.13, p. C9), com autorização da Polícia Militar, fez o seguinte teste: uma pessoa comeu um bombom com licor, outra usou um enxaguante bucal e a terceira bebeu 200 ml de cerveja (menos de meio copo de cerveja). Em seguida passaram pelo etilômetro (bafômetro). Resultado: 0,08 mg, 0,34 mg e 1,31 mg, respectivamente. A primeira situação teria sido enquadrada na infração administrativa e as duas últimas no crime do art. 306. Dura lex sed lex, disse o militar (com outras palavras) que acompanhava o teste.

Os critérios puramente quantitativos, como se vê, criam situações de muita injustiça e de desequilíbrio. A Resolução citada, de qualquer modo, tem fundamento no disposto no art. 276 do CTB: “Qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas no art. 165. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)”.

A tolerância zero passou a ser absoluta em relação ao exame de sangue e relativa no que diz respeito ao etilômetro, visto que ele exige o mínimo de 0,05 mg/L de ar alveolar expirado. Nada, praticamente nada, escapa do novo regramento jurídico.

O parágrafo único do art. 276 diz:

“O Contran disciplinará as margens de tolerância quando a infração for apurada por meio de aparelho de medição, observada a legislação metrológica. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)”. Isso foi feito na Resolução 133/2012.

A tolerância, antes, equivalia a 0,1 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, correspondente a 2 decigramas de álcool por litro de sangue. Havia uma alcoolização absolutamente insignificante inclusive para fins administrativos (sancionatórios). Com a nova resolução tudo se alterou. A tolerância é praticamente zero (0,05 mg/L).

Mas é justo cassar a habilitação, por um ano, de quem, com baixíssima ingestão de álcool ou outra substância psicoativa (bombom com licor ou enxaguante bucal), dirige normalmente, com segurança, com domínio da direção, sem afetar, com uma condução anormal, o nível de segurança viária, muito menos o princípio da condução segura?

Não seria o caso de se aplicar o princípio da insignificância, livrando o sujeito de qualquer tipo de sanção? Ou, pelo menos, não seria o caso de se fazer um segundo teste do etilômetro, alguns minutos depois? No caso da reportagem da Folha de S. Paulo, 15 minutos depois nada mais foi constatado! Daí o novo posicionamento do capitão da PM Sérgio Marques: “O motorista tem o direito de aguardar 15 minutos antes de fazer o teste” (a contraprova). Para ele, o bombom com licor não vai dar multa (O Estado de S. Paulo de 04.02.13, p. C1).

Uma legislação tão rigorosa como a que temos agora acaba desestimulando até mesmo a colaboração do motorista, que certamente vai raciocinar da seguinte maneira: é melhor não fazer nenhum tipo de teste e deixar que tudo seja julgado pelos “sinais indicadores da embriaguez”, que implicam uma valoração subjetiva fluida e lotérica. Soprando o etilômetro, com certeza vai haver punição e até mesmo injustiça. Não soprando, pode ser que sim, pode ser que não. 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Short de duas cores


A nova moda entre as meninas..a  galerinha ta arrasando com essa mais nova tendência.

Unhas Decoradas para Carnaval 2013


O carnaval 2013  está se aproximando, a menos de 1 mês dessa data tão festiva tudo já começa a ganhar mais cores e ficar mais ou menos com a cara do carnaval. A data aguardada por muitos é sempre comemorada no mês de fevereiro, mês esse de muita festa e animação por todo o Brasil, algumas delas as mais conhecidas, como o carnaval de Recife e o carnaval de Salvador.
Muitos aproveitam o feriado de carnaval para descansar do trabalho ou dos estudos, mas muitos não deixam de lado as festividades e saem pelas ruas acompanhando os blocos de carnaval que encantam e faz a festa da população todos os anos. Se vestir de maneira adequada é sempre uma questão a parte, afinal no carnaval você pode ousar nas cores e nas roupas.
As cores de maior tendência no carnaval 2013  são as mais fortes e vibrantes possíveis, afinal é tempo de festa e muita animação. A moda está sempre acompanhando as datas comemorativas também. Em 2012 uma febre se espalhou entre as mulheres, essa febre foi a das unhas decoradas que prometem continuar por muito tempo.
Unhas Decoradas Carnaval 2013
As Unhas decoradas  ganharam maiores destaques depois que a febre pegou em 2012, daí em diante elas passaram a ser indispensáveis no mundo da moda. Utilizadas como acessórios, as unhas decoradas certamente fará parte do Carnaval 2013, com diversas cores e modelos para deixar as mulheres malucas. Abaixo separamos uma galeria com diversas imagens de unhas decoradas para o carnaval 2013, confira!
 

Maquiagem básica para pele morena

Nos dias de verão toda mulher quer sair bonita, mas sem exagerar, sem parecer que está muito maquiada, mas com a beleza e as cores do verão, pois é o oficina da moda pensando nisso preparou uma dica de um makeup básico para o verão passo a passo.
Confira e faça você mesma em casa e curta o verão.



1º Prepare a pele:
Lave o rosto com sabonete liquido adequado para sua pele, após lavar passe soro fisiológico com um algodão, para garantir uma boa limpeza.

2º Hidrate:
Depois de limpo passe um hidratante para seu tipo de pele

3º Corretivo e base:
Passe o corretivo facial para uniformizar a pele, tirar as olheiras e as marcas de expressão espalhe bem com as pontas dos dedos dando umas “batidinhas”.Não esqueça de preparar sua pele com a base no tom adequado para ela, para o verão eu recomendo uma base liquida, pois as bases de marcas melhores já vêem com protetor solar, e a aplicação fica mais fácil você fica bonita e protegida do sol.

4º Olhos:

°Sombra Passe a sombra começando de dentro para fora, capriche no côncavo e perto dos cílios
°Rimel  Aplique o rimel em todo o cílio, dê uma tremidinha no rimel para que ele fique mais separado e volumoso
ºLápis passe o lápis abaixo do olho

5º Lábios
Como se trata de uma maquiagem para verão use um baton suave de preferência gloss, nós usamos um gloss com tons de bronze, pois além de ser verão a pele morena e bronzeada fica linda com esse tipo de gloss.

Pronto agora você está pronta para arrasar...
 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

APRENDA UMA MÁGICA PARA MANTER SUA CLASSE EM SALA DE AULA BEM DISCIPLINADA. COMO??? ACOMPANHA PASSO A PASSO NO BLOG.


                              MÉTODO ESTRELINHA

Esse método foi aplicado no ano de 2012 pela professora LEILMA CARVALHO  e obteve um excelente resultado.A professora pode trabalhar com alegria pois conseguia aplicar e explicar todo o conteúdo mantendo sua sala silenciada e totalmente disciplinada.Tanto que a mesma quando era chamada a secretaria nem precisava se preocupar pois da mesma forma que deixava seus alunos, encontrava na sua volta.
 Bem é um método bem simples mas eficaz e satisfatório.
Você professor que tem passado por isso em sala de aula siga passo a passo desse método e terás um ano de muita produtividade em sua sala de aula.
 Vamos lá.
Prepare um mural lindo para sua sala e lá você escreva o nome de cada aluno da sua classe e  algo que chame a atenção de seus alunos.No  caso da professora Leilma ela escreveu o seguinte:'' Método estrelinha.O aluno que obtiver maior número de estrelinhas até o final do mês será premiado'.
 Seguindo,prepare várias estrelinhas em sua sala e peça aos alunos que o ajude cortar.(guarde as estrelinhas com você e no momento desse trabalho com os alunos vai conversando com eles sobre o porque daquelas estrelinhas)
Diga que no dia seguinte será iniciado o projeto e ja traga em mente o prêmio que o aluno receberá caso ele seja o vencedor.
 No dia seguinte traga uma agenda que será utilizada para essa finalidade e separe para cada dia da semana um aluno diferente ,que vai ser  responsável pela turma junto com você,esse aluno vai estar com sua agenda na mesa dele , pois ele ficará responsavel para anotar nomes daqueles que  não receberão estrelinhas no final da aula, porque não se comportou bem.(uma estrelinha por dia)O aluno que recebeu sua estrelinha irá no mural e colar em  frente de seu nome e começará ali  colecionar estrelinhas concorrendo ao prêmio mensal.
Aquele aluno q não se comportou bem irá pensar duas vezes no dia seguinte em repetir tal ato.Procure no dia seguinte colocar um desses que não se comportou bem para vigiar a turma .É desse jeito você vai disciplinando sua turma e vendo a cada dia a mudança de cada um deles.
Procure ver um prêmio que seja algo que realmente atrai a atenção deles.No caso da Professora citada acima ela deu de primeiro uma caixinha de som,porque era algo que eles amavam e queriam ter.
Bem professor agora é com você use a imaginação e monte esse projeto na sua sala.

SAIU O RESULTADO DA 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO JOVEM APRENDIZ









Candidatos classificados
para a terceira etapa:

Para os candidatos classificados para a terceira etapa (apresentação dos documentos obrigatórios da inscrição), comparecer no polo de recepção correspondente ao seu município com todos os documentos em envelope lacrado e identificado da seguinte forma: nome do candidato, município, bairro de residência e escrito “PROGRAMA PETROBRAS JOVEM APRENDIZ”. Na falta de qualquer documento obrigatório você será eliminado do processo seletivo.
 
VISITA O SITE  http://vivario.org.br/  E FICA POR DENTRO DESSA E DE OUTRAS NOVIDADES.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Preconceito Racial (Racismo)


 
  Preconceito Racial – O que é isso?
O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.

Enquanto todos os seres humanos pertencem à mesma espécie, Homo sapiens, as raças se distinguem umas das outras por características como cor e textura do cabelo, cor da pele, cor e formato dos olhos, o tamanho de partes/membros do corpo e os órgãos faciais. Embora os cientistas tenham chegado à conclusão de que essas diferenças entre os povos são superficiais e que a humanidade tem mais características em comum do que diferentes, a própria humanidade continua a ver os outros de acordo com características que são percebidas externamente.

De fato, os seres humanos são aparentemente diferentes; o problema surge quando os sintomas da doença tornam-se evidentes: a intolerância, a separação e o ódio. De uma forma positiva, alguém pode aceitar as diferenças dos povos em toda a face da terra e maravilhar-se com a singularidade dos indivíduos que vivem em uma parte diferente do mundo ou na sua vizinhança. O preconceito racial perverte essa singularidade das raças e enxerga essas diferenças como algo que separa os indivíduos uns dos outros, com um grupo sendo inferior ao outro.

Preconceito Racial – Todos sofremos desse problema?
O preconceito racial afeta a todos. Na medida em que o preconceito racial se manifesta em que as pessoas são "pré-julgadas" com base nas características superficiais, devemos honestamente concluir que todas as pessoas "sofrem" deste mal em vários níveis. Quando não conhecemos um indivíduo bem, começamos a caracterizá-lo, consciente ou inconscientemente, com base no que vemos. Novamente, isso é devido à nossa ignorância do verdadeiro caráter da pessoa e personalidade. Formamos opiniões muitas vezes baseadas em generalizações: "todas as pessoas de tal ou tal raça são. . ." Podemos preencher as lacunas com as expectativas de que certas raças são intelectualmente superiores, cheias de avareza, mais inclinadas artisticamente ou atleticamente ou possuidoras de membros que supostamente são mais prováveis de serem desonestos, etc, etc. . Essas ideias foram formadas pela sociedade, mídia e por como fomos criados.

Talvez essas ideias tenham sido ensinadas direta ou indiretamente pelos nossos próprios pais. Qualquer que seja a fonte, mesmo o membro mais esclarecido de uma sociedade vai perceber que, em certa medida, ele ou ela está julgando uma outra pessoa com base em aspectos superficiais de raça.
Preconceito Racial – Quais são as suas implicações para a sociedade?
O preconceito racial tem moldado as sociedades contemporâneas; na verdade, o preconceito tem moldado as sociedades desde o início dos tempos. Quando estudamos os filhos de Abraão, Isaque e Jacó vivendo na terra de Gósen, vemos que certos povos tinham sido dominados devido às suas diferenças. Além de todas as implicações espirituais da nação de Israel viver no Egito, é evidente que os egípcios temiam os israelitas. Sempre que há diferenças, há o medo, a intolerância e a injustiça.

De Hitler e nazistas aos proprietários de escravos, o preconceito de uma raça contra outra tem resultado em atrocidades. Para combater a doença do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislações para garantir que as pessoas se "tratariam" com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienável da vida e liberdade. Embora a ação do homem possa ser legislada, os seus corações e temores não podem. Assim, a sociedade continua a sofrer da doença. Fóruns, coligações e outras iniciativas continuam a ser formadas para promover a união, compreensão e tolerância.

Gravidez na adolescência causas e consequências








Adolescente grávida

Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de causas e consequências, a gravidez indesejada na adolescência  pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Várias fatores são considerados como causas de precocidade em relações íntimas. Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras, porém é necessário ter alguns cuidados para que as consequências de um erro não possam afetar no futuro.
 Adolescente com teste de gravidez

Gravidez na adolescência causas e consequências para a mãe

Umas das possíveis consequências das relações íntimas sem orientação para a prevenção é a contração das temidas DSTs. Entre as causas da gravidez precoce que envolvem a mulher particularmente, sublinhamos o pouco entendimento do funcionamento do organismo feminino e de como o uso de métodos contraceptivos é fundamental para aqueles que apresentam uma vida sexual ativa.
Entre as consequências para mães adolescentes, a interrupção dos estudos e os traumas de ordem psicológicas e oriundos do eixo sócio-familiar estão entre os mais comuns. Muitas vezes a relação entre os pais adolescentes não é estável  e a geração de uma criança cujos pais não mantém um relacionamento saudável pode tornar-se ainda mais dificultosa.
Para a redução de tais consequências é fundamental que o período tenha acompanhamento psicológico e familiar e que instituições como escola e comunidade estejam equilibradas para receber as mães adolescentes e seus filhos.

Gravidez na adolescência causas e consequências para o bebê

Mãe com bebêO bebê que acaba sendo gerado e nasce em um eixo familiar pouco estruturado pode receber diretamente essas e outras consequências da gravidez na adolescência.
A rejeição após o parto apresenta ainda mais chances de ocorrer entre as mães adolescentes, que acabam por projetar no bebê  as frustrações da maternidade sem nenhuma experiência,  de fases interrompidas, oportunidades perdidas, mudanças no corpo, anos de estudo prejudicados.
É preciso que haja bastante comunicação e apoio à mãe e seu bebê para que tais consequências e problemas que se estendam por toda a relação mãe e filho sejam reduzidos.
Na adolescência é que deve sempre estar informado pela família sobre as causas e consequências de uma gravidez não planejada e sobre o uso de métodos contraceptivos. As escolas na maioria das vezes oferecem palestras e depoimentos de jovens que estão ou já passaram por isso, ter consciência e responsabilidade é saber investir no futuro.
No Youtube você encontra vídeos com informações sobre gravidez na adolescência:



 

Violência contra mulher, uma triste realidade

 
 
 
Sábado à noite, os moradores de um prédio são apanhados de surpresa com gritos de desespero de uma adolescente que pede por socorro. O pai está trancado no quarto espancando a mãe. Atônitos, os vizinhos chamam a polícia e o serviço de atendimento de emergência. Quando os policiais chegam ao local se deparam com um cenário de terror. Objetos quebrados, o piso e as paredes do apartamento estão cheios de sangue. Do lado de fora, curiosos se aglomeram na porta do edifício, enquanto carros de polícia e ambulâncias ocupam a rua. Após as tentativas de diálogo e negociação com o agressor, a polícia arromba a porta do quarto e encontra uma mulher desmaiada e desfigurada, ela mal respira. Junto ao causador da agressão está o filho caçula do casal, um menino de três anos. O agressor ainda ofereceu resistência à prisão. A filha contou ao vizinho que os pais estão separados e o motivo da separação foi justamente a violência do pai.

A história acima não é nenhum enredo de filme sobre violência familiar. O fato aconteceu num confortável condomínio de classe média de Belém. Casos como esses dificilmente levam o agressor à cadeia. "As classes média e alta não costumam denunciar a violência doméstica, o assunto fica em família. As classes menos favorecidas vão mais à delegacia", afirma a professora Milene Veloso, do Departamento de Psicologia Social e Escolar, da UFPA. A professora atualmente coordena o "Programa de Atenção, Prevenção e Atendimento de Adolescentes e Mulheres Vítimas da Violência Doméstica", que funciona desde o ano 2000 e é financiado pelo Proint. O projeto foi idealizado pela professora Maria Eunice Guedes.

O objetivo do programa é resgatar a auto-estima da vítima de violência doméstica e ressocializá-la, além de fornecer informações jurídicas e apoio emocional. Desde março deste ano, até final de novembro, 119 pessoas já foram atendidas pelo programa. No início de 2003 será divulgado um relatório contendo todos os resultados de dois anos de atividades do programa, que se encerra este mês para novas demandas de atendimento.

As pessoas que são encaminhas para atendimento são oriundas do hospital "Bettina Ferro", delegacias especializadas, ONG´s, abrigos, entre outras entidades que atuam em defesa da criança, do adolescente e da mulher. Para Milene, a violência doméstica é causada em 90% dos casos por pessoas próximas à vítima. "Por isso, o mais difícil às vezes não é fazer a denúncia, mas mantê-la, porque na maioria dos casos, a pessoa agredida volta a morar debaixo do mesmo teto do agressor". Ainda segundo a psicóloga, o medo é um dos grandes problemas das vítimas, e isso ocorre porque o sistema de retaguarda que para o agredido é deficitário. "A Justiça é morosa e as audiências espaçadas, essa situação leva as pessoas a desacreditar do sistema".

Ela reconhece que houve melhoras no atendimento às vítimas de violência doméstica, mas o machismo ainda está bastante enfronhado na nossa cultura. No caso da mulher, ela passa por vários constrangimentos, que começam na hora de prestar queixa e vão até o momento do exame de corpo de delito. "Algumas mulheres atendidas por nós ouvem nas delegacias coisas do tipo: se apanhou, é porque é sem vergonha, se foi estuprada, é porque deu mole, entre outras frases que deixam claro que o machismo vai além do marido que agride a mulher por sentir dono dela, ele está presente e de maneira muito forte em todos os segmentos da nossa sociedade".

No Dia Mundial da Não Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro passado, foi realizada em Belém uma caminhada promovida por entidades ligadas à defesa da mulher e Prefeitura Municipal de Belém. Entre outras reivindicações, o grupo pediu a criação de um Juizado Especial para atendimento de mulheres vítimas de violência física e psicológica. Esse juizado existe no papel desde 1996, mas nunca foi implementado.

A violência doméstica é um problema de saúde pública. A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, uma entidade que recebe apoio da Fundação Ford, apresentou no último mês de novembro dados que soam alarmantes. Segundo o documento publicado no site da instituição, no Brasil cerca de 6,8 milhões de mulheres já foram espancadas pelo menos uma vez. Ainda segundo esse documento, "as vítimas de violência, em geral, convivem com o isolamento social e o silêncio; nessas condições, as mulheres se isolam e emudecem. Levam anos para buscar ajuda".

Embora o comportamento das mulheres tenha mudado e hoje ela já peça ajuda ao poder público e a entidades de combate à violência doméstica, essa problemática ainda está longe de ser superada. Para Milene, um dos motivos é a ausência de programas voltados para o atendimento ao agressor. "Muitas vezes a mulher vítima da violência consegue se separar, mas o ex-marido fica por ali, rondando, por perto. Existe um vazio nas políticas públicas voltadas para o agressor".