Cada um possui o seu olhar diante da arte.
Este destina-se a apresentar o mundo das artes aos seus apaixonados,
além de ser uma ferramenta educacional, um canal de comunicação.
Leitura de Imagens.
Estamos
rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A
imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função
principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o
mundo visual.
Existem três modos dessa relação, o símbólico ( relacionado as imagens icônicas, de divindades , e também ao puro simbolismo), o epistêmico ( a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos informar por exemplo a sua época) e o estético
(a imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe
sensações, está ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três
relações ou não.
Sabemos
que existem imagens que podem resultar em diferentes leituras, o que
depende dos saberes culturais e da aprendizagem de um código. Podemos
denominá-las em imagens simples (cartazes de propaganda) e imagens
complexas (obras de arte). Notamos assim que em relação à leitura de
imagens, existem significações e sentidos (como sistemas simbólicos),
que se encontram em níveis de atenção de leitura da imagem, são eles:
· Nivel Instintivo:
é realizado assim que a imagem aparece. Os elementos de que este nível
depende estão interligados aos mecanismos de percepção, são os elementos
emotivos por excelência: cor , forma, expressões e vocações; emoções
imediatas. São as primeiras impressões captadas pelo cérebro, nesta fase
ocorre a predominância da cor ligada as sensações obtidas.
· Nível Descritivo
: Após as primeiras informações absorvidas no nível anterior, passamos a
analisar os elementos que compõe a imagem. Neste nível as informações
transmitidas pelo cérebro possui maior número, o qual percebemos a
descrição dos ambientes, a identificação do sujeito.
· Nível Simbólico:
Passamos a observar e extrair o simbolismo, está relacionada aos
mecanismos de conhecimento, (racional). Onde aos maiores conteúdos
comunicativos da imagem apresentam-se, sendo a fase principal de
codificação da mensagem.
A
obra de arte e sua leitura podem ter possibilidades, nunca uma verdade.
Para analisarmos uma imagem e sua mensagem, necessitamos em primeiro
lugar, estar do lado da recepção, pois ... “Não existe um método
absoluto para análise, mas opções a serem feitas ou inventadas em função
dos objetivos”.
Faça um trabalho em sua sala de aula e estimula a leitura através de imagens.Peça aos seus alunos que leve revistas, jornais.E os coloque para recortar as imagens sem que contenha qualquer tipo de letra e vai colando em papel ofício.Depois faça um varal para expor essas imagens , para que seja feita a leitura daquilo que eles recortaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário