segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ESSA É PARA VOCÊ PROFESSOR UM PROJETO FRESQUINHO DE VOLTA AS AULAS


Objetivos: 
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
 
Segunda-feira:

5 Dinâmicas de Apresentação para utilizar em Sala de Aula com alunos  Classe

As dinâmicas de apresentação para sala de aula podem ser utilizadas de diversas maneiras, seja para a apresentação geral dos alunos no primeiro dia de aula ou para dar as boas-vindas e apresentar um novo aluno que foi transferido para a escola.
As vogais é uma dinâmica para usar em sala de aula, para promover a apresentação dos alunos e o entrosamento da classe, tanto no primeiro dia de aula quanto na volta de um semestre. O principal objetivo é apresentar os alunos promovendo integração e interatividade para despertar a curiosidade a principalmenta a atenção.
Promover a apresentação dos alunos e integrá-los é a melhor maneira de harmonizar a sala de aula, promove a descontração necessária para o início das aulas. Essa dinâmica de apresentação para sala de aula pode ser utilizada nas primeiras séries do ensino fundamental e ser adaptada para usar no ensino médio e no ensino superior. Veja também: Dinamicas de apresentação para o primeiro dia de aula.
 
 


SEGUNDA_Dinâmica de quebra gelo para o primeiro dia de aula - O Nome

Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.
Materiais: Nenhum.
Procedimento: O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe.
Observações: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante.
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1 a 8 alunos.
Tempo de aplicação: 10 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 5

TERÇA- O Gato e o Rato - Dinâmica de integração para sala de aula

Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração: 10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.

 

QUARTA- Dança falante - Dinamica de Descontração para Professores e Alunos

Essa dinâmica de descontração para alunos, sala de aula e professores tem por objetivo facilitar a aprendizagem de algum assunto ou tema, descontrair, possibilitar afinação de trabalho em equipe, exercitar a criatividade e entrosar alunos, professores ou funcionários da escola.
Materiais: Equipamento de som (CD, cassete ou similar); cartolinas; flip-chart; pincéis coloridos; fita gomada; cópia para cada participante de um texto sobre o tema a ser discutido; prêmio para ser entregue a equipe vencedora.
Procedimento: O coordenador informa que irá ser trabalhado ou desenvolvido um tema específico, utilizando música, dança, bate-papo e muita criatividade.
As etapas são as seguintes:
1. Escolher, previamente, cinco a sete palavras-chaves do texto (ou assunto tema que irá ser desenvolvido).
2. Selecionar, previamente, algumas músicas que possam ser tocadas para dançar, adequadas ao estilo do grupo.
3. Solicitar que as carteiras (ou cadeiras) sejam retiradas, possibilitando, assim, um ambiente mais livre para movimentos e trabalhos em grupos.
4. Sugerir a formação de duplas (se o grupo for ímpar, será um trio ao invés de duplas).
5. “Vocês vão conversar livremente, durante, aproximadamente, dois minutos, sobre a palavra que vou escrever no flip-chart (ou quadro). Ao final dos dois minutos, colocarei uma música e, cada dupla, começará a dançar. Quando a música parar, as duplas se desfazem e cada pessoa procurará uma outra pessoa e formará uma nova dupla. Nesse momento, eu já terei colocado no flip-chart (ou quadro) uma nova palavra, para uma nova conversa de mais dois minutos".
6. Sugerir grupos de três pessoas, para a terceira palavra.
7. Sugerir grupos de quatro pesssoas, para a quarta palavra.
8. Sugerir grupos de cinco pessoas, a partir da quinta palavra, até o final.
9. Ao concluir todas as palavras, orientar cada grupo para formar uma frase, com sentido lógico, utilizando, na forma e ordem que quiser, as palavras relacionadas, que foram colocadas no flip-chart.
10. Conceder dez minutos para essa conversa em grupo, de formação da frase.
11. Transcrever, cada grupo, a sua frase para uma cartolina (ou papel de flip-chart) e fixar em local estabelecido pelo coordenador.
12. Efetuar a leitura das frases, destacando as semelhanças.
13. Fazer a explanação do assunto-tema, distribuir o texto para leitura, destacar tópicos de interesse, tecer comentários adicionais, fazer as conclusões necessárias.14. Escolher a frase mais bonita ou mais adequada ao assunto-tema.
15. Premiar o grupo.
Dicas: Iniciar o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar importantes.
Questionar os participantes sobre:
Como foi realizar a atividade?
Como vocês avaliam a integração dos grupos?
Como foi conversar sobre os temas?
Como se organizaram para a escolha da frase? Foi uma construção grupal?
Tempo de aplicação: 1 hora
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 8
  

QUINTA_ Dinâmicas engraçadas para Classe - Sorriso milionário

O principal objetivo dessa dinamica engraçada para sala de aula é propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 2

SEXTA_ As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos

Em sala de aula, reuna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2
   
 
                  ATIVIDADES DA SEMANA
Segunda:
 
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Atividades diversificadas: Dinâmica; Jogos ;  Desenho livre com giz de cera;Pinturas;  confeccionando um cata-vento para lembrancinha.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.
 
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Aprendendo as músicas da rotina.Dinâmica
-Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento com danças
- Avaliação do dia e preparação para a saída
 
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Bate papo Rodinha ;  tempo; Construindo  Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Dinâmica
- Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
- Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
- Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)
- Atividades diversificadas: brincadeiras;  Desenho livre com giz de cera;
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
 
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ;
- Roda de Leitura: ler um livrinho de estória
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Desenho : minha escola.
- aprendendo as músicas da rotina
Dinâmicas
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina:Dinâmicas
- Atividades de sondagem: Desenho livre com giz de cera;
- Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda...Construindo algo em sala com sucatas que será entregue como lembrancinha.
- Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário